- Abril 4, 2020
- 0 Comentários
- Receitas
A pedido de várias famílias aqui vai a tiborna à moda do je, para fazerem à vossa, no meu caso julgo nunca sai igual !!
A tiborna é uma refeição típica, que existe em diferentes zonas de Portugal, e que é daquelas coisas simples mas que são brutais!! A receita elementar cá dos algarves é pão quente a sair do forno, com azeite, alho, oregãos e sumo de limão ou laranja, existem depois variações e resume-se em misturar ingredientes sobre isto.
Geralmente faço Tibornas quando tenho pão caseiro velho, mas também dá com o outro, meto o pedaço inteiro no forno e de repente parece pão novo, estaladiço
Enquanto está no forno, esmago um alho ou dois (mesmo a sério, tipo papa no almofariz), com sal e depois junto azeite valente e um bocadinho de pimenta. Semigrelhei também uns cogumelos portbelo com um fio de azeite e tomilho, e fritei dois ovos. Ai está o que dá jantar com pessoal amigo, que faz versões diferentes da nossa, e que me pareceu bem e também passei a por os ovos. (obrigado Rita do Alentejo )
Depois fiz cama com baldroegas, rúcula e espinafres crus e enxutos e cebola fininha para pôr o pão quente aos pedaços, depois cogumelos e ovo para cima, costumo por tomate fresco, como não tinha foi seco em conserva, abacate, figos secos fatiados (as passas também ficam bem se não houver figos), azeitonas e coentros picados. Reguei tudo com a mistura do azeite e alho, oregãos e desta vez experimentei espremer sumo de laranja em vez de limão ou vinagre,, e fica daqui!!👂👂
Acho que é isso, mas sabendo a base depois pode-se variar, julgo que existe mesmo uma de bacalhau.. nunca experimentei, mas quem sabe um dia destes..
Dar a volta à coisa, até os sabores se espalharem e… bom apetite!!
Boa noite e que fim de semana esteja a ser agradável… dentro do possível é claro Grande abraço e tudo de bom 🌱