- Abril 2, 2020
- 0 Comentários
- Receitas
Bom dia!!
Desde cedo habituámos o Manel, o puto, a comer granola ou cereais integrais, na maior parte das vezes com iogurte natural e frutas frescas e frutos secos, e são estes os cereais que costumamos comer ao pequeno almoço, ou lanche.
A granola é na sua base aveia, que poderá levar frutos secos, geleia e um pouco de oleo de coco que se põe no forno e que depois se pode guardar num frasco daqueles grandes. Haverão por ai receitas diferentes com outros ingredientes é uma vez mais questão de experimentar.
E comemos granola por duas razões, a primeira é quando realmente começamos a querer cuidar de nós, da nossa saúde, até porque como se diz por aí, nós somos aquilo que comemos, uma das primeiras coisas que se começa a fazer é olhar para a lista de ingredientes das embalagens, e isto aprendi com a Rita. E quando compro um produto qualquer que não conheço do supermercado e olho para os ingredientes e começo a ver uma quantidade de coisas lá metida que não faço a mínima ideia do que sejam, com nomes esquisitos, cheios de Es (como por exemplo E102 que é tartrazina que é um corante sintético alimentar) e que me fazem questionar que reações poderão ter no meu corpo, voltam outra vez para a prateleira.
A segunda está relacionada com esta primeira, que são as quantidade absurdas de açúcares e/ou sal que muitos desses alimentos têm que acabam por nos alterar o palato, o sabor, e assim habituamo-nos, bem como os miúdos, às coisas muito doces ou muito salgadas, o que depois acaba por influênciar nas restantes, e muitas vezes ao comer este produtos dizemos: “isto não sabe a nada pá”! Quando na realidade o que aconteceu foi que habituamo-nos a isso e perdemos a capacidade de saborear e avaliar tudo o que estiver abaixo daquilo que consideramos o “doce” ou o “salgado”.
E nos miúdos isso ainda é mais difícil, porque a partir do momento em que eles adquirirem esses padrões, esses hábitos alimentares, mais dificilmente eles irão aceitar comer outras coisas, porque não estão ao nível do seu “gosto”, do seu palato, isto para não falar na famosa adição ao açúcar, à dependência do açúcar, e nas consequências de obesidade e outros problemas derivados desses consumos excessivos de açucares, quer seja nos cereais, nas bolachas, nas gomas, nos sumos e até nos hamburguers dos Macs e amigos. Quando beberem, ou derem a beber uma lata de um refrigerante, tentem perceber a quantidade de açúcar que está lá dentro, tendo como referência que um pacote de açúcar de café tem 7gr, pode ser?
Claro que o Manel já comeu e come cereais, bolachas, hamburguers manhosos e refrigerantes e restante família açucarada, basta ir fim-de-semana sim, fim-de-semana sim aos aniversários, ou então e aí por opção nossa nos acampamentos de verão levamos um pacote desses cereais, mas em casa, tentamos manter este hábito, e tornando essas as excessões e assim temos conseguido regular a situação e o puto Manel, o mister músculo como é chamado no campo de férias de verão, anda aí a trepar árvores e a saltar muros e o que houver sem qualquer problema, com boa energia!!!
um bom dia e saúdinha da boa!!! 🌱