Alo

Mais uma das receitas comuns cá em casa, pizza, só que desta vez quis experimentar com o fermento natural da massa lêveda, e não percebi se resultou pois soube ao mesmo das outras vezes (pelos menos isso), pode ser que sinta mais tarde

Como dizem por aí o segredo está na massa, sendo ela basicamente água, farinha (integral se preferirem mas fica menos fofa, pelo menos comigo), sal, fio de azeite, fermento e se quiserem um toque oriental cominhos e há quem ponha um bocadinho de açucar (que não costumo por, já chega o que se come durante o dia). Amassar até ficar uma massa homógenea, tipo cola mas não cola às mãos, e regula-se adicionando farinha ou água, e acho que deve ser este balanço a parte mais difícil, e deixar repousar um bom bocado, pelo menos 30 m a 1 hora dependendo da temperatura, se for mais tempo melhor.

Entretanto junto um punhado de oregãos ao tomate, que pode ser daqueles de conserva engarrafado, com alho e cebola também, ou então com tempo fazer uma calda de tomate refogado com oregãos, alho e pimenta, limpo de pele e sementes e triturado no final.

Cortar uma cebolinha muito fininha, Picar um alho muito bem picadinho, os cogumelos também laminados fininhos e pensar que a cozedura quer-se rápida, por isso ser tudo assim fininho.

Entretranto estira-se a massa, farinha a monte por baixo para não pegar à bancada, farinha por cima e ir estirando, se começar a colar à mesa ou ao rolo por mais farinha, em baixo e em cima. A espessura, bem eu prefiro fininha… mas isso é a gosto de cada um. Passar a massa estirada para aquelas folha de papel para o forno com cuidado, ou no tabuleiro com farinha, agarrar numa ponta e meter no antebraço, puxar o papel ou tabuleiro e deixar cair.

Depois a sequência é barrar o tomate, a seguir junto o alho picado caso ainda não tenha na calda, queijo mozarela a gosto, ralado ou daquele fresco, e siga o resto, cebola, cogumelos, uma rodelas chouriço, mas tudo posto com estilo, pois isto não é um bolo, nem uma quiche… por acaso tinha aqui pesto, que acrescenta um sabor bom do mangericão. E joga pró forno, ao máximo e costumo colocar mesmo na base e nesse modo, para cozer a massa e com o calor ir cozinhando o resto dos ingredientes.

Quando tiver a massa cozida (levantar para ver se não queimou já ) e os ingredientes, retirar, colocar uns espinafres ou neste caso rúcula, um belo fio de azeite, e pronto!! 🍕

Bem acho que não me esqueci de nada..
Mas os ingredientes é como se vê nas pizzarias, é o que se entender, até ananás, mas não me convidem se levar chantilly!!

buon appetito!!🌱